Governo do Distrito Federal
12/07/16 às 12h42 - Atualizado em 7/11/18 às 17h21

Renovado por mais um ano o sistema de bicicletas compartilhadas no Plano Piloto


Anuidade para usar o serviço permanece R$ 10 para o cidadão. Governo de Brasília planeja instalar pontos em outras regiões administrativas

O contrato de bicicletas compartilhadas no Plano Piloto será renovado por mais um ano. O resultado do chamamento público para administrar o serviço foi divulgado nessa segunda-feira (11) pela Secretaria de Mobilidade do DF. A empresa que já operava o sistema foi a única a apresentar interesse e venceu a concorrência.

A Samba Transportes Sustentáveis, do Grupo Serttel, manterá as características do serviço prestado no Plano Piloto: 40 pontos de atendimento, 400 bicicletas disponíveis e assinatura anual de R$ 10.

A meta do governo de Brasília é estender o sistema para outras regiões do DF, de acordo com o subsecretário de Planejamento e Mobilidade, da Secretaria de Mobilidade do DF, Denis de Moura Soares.

Integração com o transporte coletivo

O Plano de Ampliação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas no DF, elaborado pela Subsecretaria de Planejamento e Mobilidade, tem como objetivo aumentar o número de usuários não só para os deslocamentos dentro de uma mesma região, mas possibilitar a integração com o transporte coletivo.

O estudo destaca que a ampliação do serviço deve dar prioridade a locais atendidos por sistemas de transporte de massa. Dessa forma, os novos pontos terão de ser instalados nos arredores das estações do metrô e do Expresso Sul. Além disso, há previsão de instalação de pontos próximo a hospitais, escolas, faculdades e centros comerciais, entre outros.

A vigência do atual contrato do sistema de bicicletas compartilhadas tem validade até julho de 2017. Segundo Soares, nada impede que antes disso aSecretaria de Mobilidade publique outro chamamento público para interessados na expansão do sistema. O número das futuras instalações bem como o das bicicletas ainda não está decidido.

Governo do Distrito Federal