Sistema deve ser instalado em 150 dias e integrado ao transporte público do DF
Todos os ônibus das 396 linhas que realizam o transporte semiurbano de passageiros (linhas do entorno) deverão contar com sistema de cobrança das passagens por meio de cartão. De acordo com a Portaria nº 8/2022, publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial do DF, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) determinou que as empresas instalem os equipamentos no prazo de 150 dias.
O Sistema de Bilhetagem Automática do entorno, chamado de SBA Semiurbano, deverá permitir o pagamento das viagens no serviço de transporte semiurbano e, com o mesmo cartão, pagar as passagens no transporte público coletivo do DF, inclusive o metrô. O SBA Semiurbano permitirá, ainda, a integração operacional entre os serviços do DF e do entorno.
“O objetivo do SBA Semiurbano é oferecer um serviço adequado às necessidades de deslocamento da população do entorno de Brasília e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com a integração operacional, poderemos fazer a análise de dados para melhorar a programação das linhas e a oferta de viagens”, explica o Secretário da Semob, Valter Casimiro.
A bilhetagem automática deverá reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus e aumentar a segurança nas viagens. O pagamento das passagens por meio eletrônico contribui para reduzir as ocorrências de roubos nos ônibus.
Os usuários do transporte semiurbano também contarão com pontos de atendimento presencial e com canais para atendimento a distância, em um sistema idêntico ao do DF. O Banco de Brasília (BRB) será a instituição responsável pelos cadastros de usuários, comercialização dos cartões e pela gestão da bilhetagem eletrônica do entorno.
Com o SBA Semiurbano, a Semob poderá planejar e fiscalizar a prestação de serviços das operadoras do transporte rodoviário do entorno. O sistema deverá armazenar os dados dos veículos, a regularidade das viagens e a quantidade de passageiros transportados, por categoria. Além da programação operacional, as análises dessas informações vão permitir que a Semob utilize os dados do entorno para definir as políticas públicas de mobilidade urbana e o planejamento estratégico do transporte público.