Malha cicloviária do Distrito Federal
• Possui 636,890 km de extensão
• É uma das maiores malhas cicloviárias do país
• Disponível em 29 Regiões Administrativas
Planejamento de ciclovias
• Compete à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
• Articulação feita com órgãos que realizam e/ou executam projetos de infraestrutura viária: DER/DF, Novacap, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Secretaria de Obras.
Implantação de ciclovias
→ Novacap: Implanta infraestrutura de ciclovias no DF
→ DER: Implanta infraestrutura de ciclovias em áreas de influência de rodovias do DF
Manutenção e reforma de ciclovias
→ Novacap: nas ciclovias do DF
→ DER: nas ciclovias sob área de influência de rodovias do DF
→ Detran: responsável pela sinalização das ciclovias do DF
Critérios utilizados para implantação de ciclovias
• Estudos técnicos elaborados pela Semob
• Demandas das Administrações Regionais e dos cidadãos (por meio da ouvidoria)
Espaços destinados à circulação de bicicletas (fotos)
Ciclovia: via segregada exclusiva para ciclistas.
Ciclofaixa: faixa exclusiva para ciclista na via.
Ciclorrota: via compartilhada por motoristas e ciclistas.
Rua compartilhada: via compartilhada por motoristas, ciclistas e pedestres.
Passeio compartilhado: calçada compartilhada por pedestres e ciclistas.
Plano de Mobilidade Ativa
O Plano de Mobilidade Ativa do Distrito Federal – PMA-DF/2020 é um instrumento de planejamento que visa orientar e coordenar as ações governamentais voltadas à Mobilidade a Pé e à Ciclomobilidade, tendo como foco:
→ Melhorar as infraestruturas de mobilidade para a população que se desloca a pé ou por bicicleta
→ Incentivar a migração dos usuários dos modos motorizados para os modos ativos de deslocamento
→ Melhorar e fomentar a integração entre os modos ativos e o transporte público coletivo
http://www.semob.df.gov.br/audiencias-publicas/
Planejamento de Ciclomobilidade
O PMA-DF/2020 propõe as seguintes etapas:
Curto prazo – 112,4 km (SODF/NOVACAP/DER/DETRAN)
– Finalizar projetos licitados/em obra
– Implantar projetos executivos existentes
Médio prazo – 172,7 km (SEMOB/SEDUH/DER/DETRAN/NOVACAP/SODF)
– Projetar e executar conexões da malha existente
– Concluir projetos em elaboração
– Atualizar projetos existentes não implantados com mais de 5 anos de elaboração
Longo prazo – 385,2 km (SEMOB/SEDUH/DER/DETRAN/NOVACAP/SODF)
– Expansão da malha a projetar com base na priorização multicritérios
Paraciclo/ Bicicletário
Paraciclo é um suporte físico para prender e guardar bicicletas. Pode ser instalado como parte do mobiliário urbano ou dentro de uma área delimitada, chamada de bicicletário.
– Termo de referência para a instalação de cerca de 534 paraciclos no Distrito Federal está em fase final. Ao todo, o PMA-DF/2020 prevê a instalação de três mil paraciclos em todo DF nos próximos anos.
– A implantação de paraciclos e bicicletários é priorizada em locais de grande circulação: próximo a terminais de ônibus, escolas, praças e pontos comerciais e de lazer.
– Outros entes públicos (como a Seduh, a Novacap e as Administrações Regionais) e entes privados (como shoppings) também planejam e instalam paraciclos e bicicletários.
Bicicletas compartilhadas
– Projeto piloto de operacionalização de bicicletas compartilhadas foi implantado no Plano Piloto em maio de 2014.
– Em abril de 2020, após seis anos de serviço prestado, a empresa Serttel, operadora do programa +Bike, cancelou o contrato de cooperação com a Semob.
– Em outubro de 2021, começou a funcionar um novo sistema de bicicletas compartilhadas do DF, operado pela empresa Tembici, cadastrada e habilitada em chamamento público.
– Em 2022, a Tembici totalizou a implantação de 70 estações e a disponibilização de 530 bicicletas.
– As bikes estão disponíveis na Asa Norte, Asa Sul, UnB e Sudoeste.
– Confira os valores e os endereços das estações das bikes compartilhadas da Tembici aqui.
Histórico – Ciclovias do DF
– A primeira ciclovia do DF foi construída pelo DER-DF em parceria com a Universidade de Brasília, em 26 de outubro de 2006. Fica na Rodovia DF-005, com extensão de 12,5 km, e liga o Lago Norte ao Varjão, seguindo até a subida do Paranoá;
– As demais ciclovias foram sendo construídas em sequência , também pelo DER/DF, como a ciclovia do Itapoã (6,5 km de extensão), a ciclovia que liga São Sebastião ao Jardim Botânico (12,5 km) e a ciclovia de Samambaia (7,5 km), que faz a integração com as estações do Metrô;
– Em 2009, a Novacap emitiu ordens de serviço para construir 301 km de ciclovias, em diversas regiões administrativas;
– Em 2010, havia um total de 242,57 km de ciclovias no DF; em 2015, 337,37 km e em 2016, 420 km;
– Em 2017, quando haviam 442 km de ciclovias no DF, foi lançado o Plano +BIKE, ampliando as possibilidades de deslocamento para os ciclistas, com a construção de uma rede cicloviária contínua e integrada ao sistema de transporte coletivo;
– Em 2018, o DF tinha 466,60 km de ciclovias e em 2020, 553,95 km;
– Em 2021, 25 km de infraestutura cicloviária foram implantados;
– Em 2022, foram executadas ciclovias na EPAR (5,5 km), na DF-480 (5,3 km) e na DF-065 (4 km);
– Em 2023, a malha cicloviária conta com 636,890 km. E, visando proporcionar melhorias aos ciclistas, será publicado o edital de licitação de 105 km de ciclovias em diversas regiões que tem como principal objetivo fazer a interligação das ciclovias já existentes. Como exemplo, no projeto está prevista ciclovia de 11,5 km em Samambaia, 4km interligando a região do Ceub até o Eixo Monumental, passando pelo Autódromo e Palácio do Buriti, 6 km de ligação em Samambaia e Taguatinga, 3km em Planaltina, 3km no Sudoeste/Octogonal, 3km interligando Varjão ao Lago Norte, entre outros.