Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/20 às 15h10 - Atualizado em 12/02/20 às 15h11

Novas linhas para o Gama são discutidas em audiência pública

COMPARTILHAR

Cerca de 60 moradores do Gama ouviram propostas de melhoria para o sistema de transporte

Uma audiência pública promovida nesta segunda-feira (10), na Administração Regional do Gama, serviu para apresentar aos moradores as melhorias a serem implantadas na região no setor de transporte público. A proposta inclui a criação de uma linha semiexpressa saindo do Terminal do Gama com destino à W3 Norte e outra para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Ambas passarão pelo Eixão.

 

Também haverá duas linhas saindo da Estação Park Way (Floricultura), uma para a W3 Sul/Norte e outra para o SIG. Além disso, mais cinco linhas terão os horários ampliados.

 

A audiência reuniu cerca de 60 moradores, além de técnicos da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), do administrador do Gama, José Elias de Jesus, e representantes da concessionária que opera no local.

 

A proposta de melhoria foi apresentada pelo servidor da Subsecretaria de Infraestrutura e Planejamento da Semob Alessandro Barbosa, que ressaltou que a secretaria “quer evitar qualquer tipo de transtorno para a população”. “Por isso, está propondo reduzir o tempo de espera dos ônibus e possibilitar um maior número de oferta de linhas”, ressaltou o servidor.

 

Moradora do Gama há 50 anos, Cleuza Maria da Silva parabenizou o GDF pela iniciativa e solicitou que acrescentassem a rodoviária e o Hospital do Gama no trajeto da Linha 201. “É ótimo termos um governo presente que ouve a população. Precisamos eliminar as deficiências daqui. As linhas precisam facilitar a vida do povo”, defendeu.

 

Também presente ao debate, Edivaldo Neto aprovou a proposta apresentada e destacou que “o sistema de transporte melhorou muito, mas ainda existem falhas”. “Debates como este contribuem para identificarmos o problema e acharmos uma solução. Eu aprovo essas novas linhas para a W3. O aumento da oferta vai ser bom para nós”, elogiou.

 

Viagens mais rápidas

 

Com as alterações propostas, usuários terão viagens mais rápidas, com ganhos de cerca de 35 minutos no sistema troncal. Já a linha semiexpressa representará economia de até 55 minutos no tempo total de viagem.

 

Usuária do BRT, Diana Dias disse conhecer bem o sistema e afirma que as viagens são muito mais rápidas nele. “Essas faixas agilizam o tempo de viagem e o ônibus chega muito rápido. Eu sou a favor dessas novas linhas do BRT”, resumiu.

 

Já a manicure Lucilane Araújo também concordou com as novas linhas. “Moro no Gama há 10 anos e trabalho na Asa Norte. Essas linhas vão facilitar muito para mim.”

 

Santa Maria

 

A próxima região administrativa a receber a audiência pública sobre o assunto será Santa Maria. A Semob, em parceria com a administração regional, apresentará melhorias a serem programadas para as linhas da região e ouvirá sugestões da população.

 

A reunião será realizada nesta quarta-feira (12), às 19h, na Administração Regional de Santa Maria.